Material de Apoio
Segue abaixo o material de apoio sobre os conceitos apresentados na composição do samba-enredo “Minha pátria minha língua” da Estação Primeira de Mangueira. Os conceitos apresentados podem ser utilizados pelo professor para aprofundar-se nos assuntos e realizar um trabalho mais proveitoso com os alunos, esclarecendo dúvidas que poderão surgir no decorrer das aulas.
• “Sou Mangueira, uma poesia singular”
Refere-se à língua portuguesa como algo belo e bem estruturado como a poesia. A palavra singular é utilizada em forma de analogia para apresentar a unicidade da língua e da própria escola de samba, ambas únicas e inigualáveis de acordo com o compositor..
• ”Fui ao Lácio”
Lácio é uma antiga região da Itália onde o latim predominava, desta região surgiram diversas outras línguas derivadas do latim e o português, segundo apontamentos históricos, foi a última delas.
• “E nos meus versos, canto a última flor”
”A última flor do Lácio, inculta e bela” é um dos versos do poema Língua Portuguesa de Olavo Bilac. A referência a este poeta brasileiro na letra da música, também possuí uma questão histórica, como citado acima; O Lácio é a região onde predominava o latim e dele foram criadas diversas línguas como, o espanhol, galês, italiano, francês e a última língua a ser derivada foi o português, por isso, refere-se à última flor do Lácio o autor faz uma comparação da beleza e perfeição das flores com a língua portuguesa.
• “Que espalhou por vários continentes”
Devido à colonizações, o idioma Português (de Portugal) foi sendo disseminado por continentes (América, África e Asia), consequentemente por vários países mesclando assim, com as características próprias de cada localização e sofrendo modificações até chegar aos nossos dias atuais, pois a língua é viva e sofre constantes mudanças com o passar dos tempos.
Atualmente devido ao crescimento econômico no Brasil o idioma português (brasileiro) está despertando o interesse estrangeiro.
Atualmente devido ao crescimento econômico no Brasil o idioma português (brasileiro) está despertando o interesse estrangeiro.
• “E por destino encontraram o Brasil”
Este verso apresenta o “descobrimento” do Brasil, momento em que os portugueses iniciam a colonização. Ao observarmos melhor a história percebemos que quando os portugueses aqui chegaram encontraram os verdadeiros descobridores desta terra, os tupis guaranis. Estudos apontam que o “descobrimento” foi acidental, pois Pedro Álvares Cabral perdeu-se na rota em que estava navegando (supostamente seria o caminho das índias feito por Vasco da Gama) e uma corrente marítima o fez atracar nas terras brasileiras, até então sem essa denominação, chamada a princípio de Ilha de Vera Cruz.
• “Nos trazendo a maior riqueza”
Os Portugueses foram responsáveis por grande parte dos hábitos e costumes que temos atualmente, e das influências herdadas de Portugal a principal foi à língua portuguesa. A riqueza citada na letra da música é o nosso idioma, pois é um dos mais ricos em diversos aspectos gramaticais e semânticos.
• “Se misturou com o tupi, tupinambrasileirou”
Neologismo que indica a junção das palavras tupinambá e abrasileirou. Tupinambrasileirou vem a ser a linguagem tupi dos índios já habitantes desta terra, formando assim o idioma português e o nosso léxico atual que possui uma diversidade e uma utilização constante das palavras do idioma indígena.
• “Mais tarde o canto do negro ecoou”
O verso acima se refere aos negros que foram trazidos da África como escravos em navios negreiros após a colonização. O canto dos negros refere-se a celebrações realizadas em festejos e também durante o trabalho escravo para amenizar a dor provocada por este. Com estes cantos, e a introdução da língua africana o português modificou-se enriquecendo ainda mais a nossa língua.
• “Eu vou dos versos de Camões / As folhas secas, caídas de Mangueira”
Pode ser entendido que o percurso da história da língua presente na literatura veio a partir de Luiz Vaz de Camões, (poeta Português escritor da epopeia Os Lusíadas, entre outras obras), até as folhas secas, que faz analogia com a Obra Vidas Secas de Graciliano Ramos, escritor brasileiro.
• “Cantando eu vou / Do Oiapoque ao Chuí ouvir”
A expressão do Oiapoque ao Chuí significa de norte ao sul do país, de uma localização a outra, algo disseminado em espaço abrangente, o português é falado em todos as regiões do Brasil e cada região possui suas próprias marcas e variações de linguagem, como explica a fonética e fonologia.
• “A minha pátria é minha língua”
Citação de Fernando Pessoa e de Caetano Veloso ao parafrasear. Fernando Pessoa foi outro poeta português que homenageou a língua em um de seus poemas.
• “Idolatrada obra-prima, te faço imortal”
Obra-prima refere-se a algo único, perfeição e valor inestimável e chamar a língua de imortal deve-se ao fato de que durante todo esse período a língua sofreu diversas alterações, porém nunca foi extinta como aconteceu com outros idiomas. A imortalidade deve-se também ao registro da língua escrita, nossa literatura é riquíssima e é com ela que temos registrados os variados períodos do nosso idioma, trazendo assim a imortalidade pelos registros existentes e pela grande quantidade de falantes da língua portuguesa como língua materna e além de ser falada no Brasil a Língua Portuguesa é oficial nos países: Portugal, Cabo Verde, Angola Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe além de ser falada em Goa, Macau e Timor Leste.
• “Salve, poetas e compositores / Salve também os escritores / Que enriqueceram a sua história”
O trecho refere-se aos escritores, poetas e compositores que escrevem de forma belíssima utilizando de todas as táticas gramaticais e semânticas, dando significações diferentes para cada obra publicada. Podem ser citados alguns deles em classe para que os alunos estimulado a lerem suas obras. Cecília Meireles, Carlos Drummond, Ferreira Gullar, Tom Jobim, Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Monteiro Lobato, Machado de Assis etc.
• “Oh, meu Brasil / Dos filhos deste solo és mãe gentil”
Trecho retirado do Hino Nacional Brasileiro para apresentar o patriotismo e importância que a língua portuguesa foi inclusa no Brasil e acolhida pelos falantes, tornando-se a língua oficial do País.
• “Hoje a herança portuguesa nos conduz / A estação da Luz”
Há na cidade de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa localizado na estação da Luz, onde podemos encontrar diversas histórias sobre a língua, novos conhecimentos históricos e é interessante, pois há diversos textos expressos em mídias digitais que auxiliam no aprendizado.
• “Vem no vira da Mangueira, vem sambar”
Nesse verso misturam-se a dança folclórica de Portugal (O vira), com o samba brasileiro na passarela do samba.
• “Meu idioma tem o dom de transformar”
O Português vem se transformando no decorrer dos séculos e poderá sofrer ainda outras diversas transformações.
A beleza do idioma em constante mudança através da literatura, canções, linguagem verbais e não verbais.
A beleza do idioma em constante mudança através da literatura, canções, linguagem verbais e não verbais.
• “Faz do Palácio do Samba uma casa portuguesa / É uma casa Portuguesa com certeza”
Palácio do samba é o nome dado à escola de samba Estação Primeira de Mangueira. O que demonstra que a escola está inteirada na temática, transformando a apoteose do samba em uma casa portuguesa com certeza. Uma música interpretada por Amália Rodrigues, cantora e atriz lisbonense.
Resposta da Atividade 4.
Tradução Save your Planet com as palavras cognatas e sua devida tradução.
Save our Planet
The planet we live on is called Earth. Its full of beautiful things like flowers, birds, waterfalls, trees and so much more. But lately these things have been disappearing thanks to the greed of mankind. Many people think they can’t do anything to help, they’re just one person, they aren’t strong enough, etc. But these are complete rubbish. Anyone and everyone can help if they just try. It doesn’t have to be something like going to Africa and standing in front of an elephant that’s about to get shot, or going to a rainforest and laying down in front of a bulldozer .It could be anything from picking up trash lying around to making a donation however small, to a wildlife charity. But just sitting around doing nothing is a CRIME. It should be our duty to speak for those without a voice Here are some facts that may surprise you. Every second, a slice of rainforest the size of football field is mowed down. That’s 86,400 football fields of rainforest per day, or over 31 million football fields of rainforest each year. At the current rate of tropical forest loss, 5-10 percent of tropical rainforest species will be lost per decade. Ancient forest are in danger deep under the ocean. Biologists estimate that somewhere between 500,000 and 5,000,000 marine species have yet to be discovered. Many of these species are in serious danger from bottom trawling. Bottom trawling is a fishing method that drags heavy metal chains across the ocean floor, destroying ancient deep sea coral forests and other delicate ecosystems and is the most dangerous fishing practice in the world. Every year, fishing nets kill up to 300,000 whales, dolphins and porpoises around the world. Fishing nets pose the greatest threat to the survival of many species. In fact, some fishing practices destroy entire habitats, as well as inhabitants. The extinction of at least 500 species of animals has been caused by man, most of them in this century. Today there are about 5.000 endangered animals and at least one species dies out every year. There are probably many more which become extinct without anyone ever knowing.
Salve
nosso Planeta
O planeta em que nos vivemos é chamado terra, é cheio de coisas lindas, como flores, pássaros, cachoeiras, árvores e muito mais. Mas ultimamente essas coisas estão desaparecendo devido à ganância da humanidade, muitas pessoas pensam que não pode fazer nada para ajudar, por pensar ser apenas uma pessoa, eles não são fortes o suficiente, etc. Mas isso é completamente lixo, qualquer pessoa e todas as pessoas podem ajudar se tentarem, não é necessário ser algo como ir para África e ficar de frente a um elefante que está para tomar um tiro, ou ir para floresta e deitar-se na frente de uma escavadeira. Poderia ser qualquer coisa a partir de coletar o lixo ao redor e fazer doação não importa se pequena, para a caridade da vida selvagem. Mas ficar somente sentado sem fazer nada é um CRIME. Deveria ser nossa obrigação falar por aqueles que não possuem voz. Aqui estão alguns fatos que podem surpreendê-lo. Todo segundo um pedaço da floresta do tamanho de um estádio de futebol é ceifado. Oitenta e seis mil e quatrocentos campos de futebol de floresta por dia ou acima de trinta e um milhões de campos de futebol são derrubados a cada ano. Na taxa atual de floresta perdida, cinco a dez por cento de espécies na floresta tropical serão perdidas por década. A antiga floresta oceânica está em perigo nas profundezas. Biólogos estimam que em algum lugar do oceano entre quinhentas mil e cinco milhões de espécies marinhas estão ainda para serem descobertas. Muitas dessas espécies estão em sérios riscos devido aos arrastões. Arrasto de fundo é um método de pesca que se arrasta correntes de metal pesado em todo o fundo do oceano, destruindo profundas florestas antigas de corais e outros ecossistemas delicados e é a prática de pesca mais perigosa do mundo. De fato algumas práticas de pescaria destroem afetam habitats inteiros assim como seus habitantes. Todo ano redes de pesca matam mais de trezentas mil baleias, golfinhos e botos ao redor do mundo. As redes de pesca representam a maior ameaça para a sobrevivência de muitas espécies. A extinção de pelo menos quinhentas espécies de animais tem sido causadas pelo homem, a maioria delas nesse século. Hoje existem mais ou menos cinco mil animais em perigo e pelo menos uma espécie morre a cada ano. É provável que muitas mais venham a ser extintas sem que ninguém saiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário